Terapia capilar com led azul e blend de óleos para ajudar na inflamação do couro cabeludo
30 de abril de 2024
(Foto: Freepik)
Na laserterapia, diferentes cores trazem variados resultados para cada necessidade do seu fio. E, por isso, o nosso foco do dia é falar sobre a terapia com o LED azul!
O LED azul é uma fonte de energia não térmica que penetra nas camadas mais profundas da pele e do cabelo, sendo assim, não causa nenhum desconforto durante o tratamento, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios para a saúde capilar.


Como um dos principais efeitos do tratamento é o aumento da circulação sanguínea, o LED azul é um agente importante para o crescimento capilar saudável.
Isso porque, com maior fluxo de sangue, há um crescimento também dos nutrientes fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos fios.
Um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy mostrou que a terapia com LED azul pode melhorar significativamente a densidade do cabelo em pessoas com alopecia androgenética.

Além da estimulação sanguínea, a terapia com luz LED azul também tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Com isso, cada sessão ajuda a reduzir as inflamações e irritações do couro cabeludo que trazem tanta dor e incômodo no dia a dia.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology, a terapia com LED azul pode reduzir a inflamação em células do couro cabeludo humano.
Vale lembrar que o tratamento pode ser ainda mais bem sucedido quando combinado com blend de óleos que também possuem ação anti-inflamatória, como o alecrim e a copaíba, por exemplo.
Entretanto, é sempre importante lembrar que o uso deve ser orientado por um profissional, tanto para garantir o sucesso do tratamento quanto para evitar ainda mais irritações na pele do couro cabeludo.


Por todas essas propriedades que mencionamos anteriormente, a terapia capilar com LED azul pode melhorar a qualidade do cabelo no geral, deixando-o mais forte, brilhante e saudável.
Inclusive, um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy mostrou que o LED azul pode melhorar significativamente a espessura do cabelo, o brilho e até mesmo a elasticidade ao longo do tratamento.
Por fim, a luz LED azul também pode ser eficaz no tratamento da caspa e de outras condições do couro cabeludo, como a dermatite seborreica, por exemplo.
Como mencionado em um estudo publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy, a terapia com LED azulado pode reduzir a presença de fungos no couro cabeludo e, dessa forma, combater a caspa efetivamente.
Avci, P., Gupta, A., Sadasivam, M., Vecchio, D., Pam, Z., & Hamblin, M. R. (2013). Low-level laser (light) therapy (LLLT) in skin: stimulating, healing, restoring. Seminars in cutaneous medicine and surgery, 32(1), 41-52.
Kim, H. S., & Kim, J. H. (2013). Phototherapy for the treatment of alopecia. Dermatology research and practice, 2013.
Lim, W., Park, S. H., & Kim, J. H. (2013). Comparison of the efficacy and safety of LED phototherapy with blue versus red wavelengths for treating acne vulgaris: a randomized, double-blind, controlled study. Journal of the American Academy of Dermatology, 69(4), 626-632.
Park, M. Y., Kwon, H. H., & Yoon, J. Y. (2014). LED phototherapy improves hair growth in men and women with androgenetic alopecia: a randomized controlled trial. Journal of cosmetic and laser therapy, 16(3), 132-137.
Se você quer proteger seus fios contra danos comuns e fortalecê-los, agende uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo. Assim, você pode descobrir quais são os produtos e técnicas ideais para as necessidades do seu cabelo, entre em contato pelo link.
DEIXE SUA OPINIÃO