Detox capilar: saiba se seu cabelo precisa de limpeza profunda
1 de fevereiro de 2021
(Foto: Sora Shimazaki/Pexels)
Às vezes, lavamos o cabelo com o shampoo de sempre e, mesmo assim, sentimos os fios pesados, opacos e sem vida. Este pode ser o momento perfeito para realizar um detox capilar e potencializar os tratamentos aplicados no cabelo!
Diversas substâncias presentes na nossa rotina, como a oleosidade, suor e poluição, grudam no cabelo e nem sempre são eliminadas pelo shampoo. Sendo assim, o detox é um procedimento que elimina todos estes resíduos dos fios ao mesmo tempo em que higieniza o couro cabeludo.
Certamente, é uma etapa importante para garantir a saúde do cabelo e da pele, além de fortalecer os fios, mantê-los macios e até aumentar a absorção de nutrientes e vitaminas em outros tratamentos.
Se você sofre com excesso de oleosidade, a limpeza profunda é ideal não apenas para se libertar da sensação de fios pesados, como também para tratar o couro cabeludo e, ao longo do tempo, reduzir a produção exagerada de óleo.
Também é um procedimento ideal para quem tem caspa, irritações e coceiras no couro cabeludo. Como o detox higieniza a pele, ele traz uma ação antisséptica que combate os possíveis fungos e bactérias que podem estar causando o desconforto.
Por fim, o detox também é um procedimento maravilhoso para cumprir um objetivo que todos temos em comum: crescimento do cabelo! Além de desobstruir os poros do couro cabeludo para que os fios cresçam livremente e recebam nutrientes, a massagem do detox estimula a circulação sanguínea e o crescimento saudável do cabelo.
É possível fazer o detox capilar em casa quanto no salão, mas a melhor opção é realizar o tratamento com um profissional que saiba exatamente o que seus fios precisam antes, durante e depois do processo.
Para fazer o detox em casa, muitas marcas têm produtos prontos à base de argila, óleos naturais ou ervas. Pessoalmente, não recomendo usar shampoo anti-resíduo, já que ele remove a oleosidade natural do cabelo mais do que é necessário no detox e, com isso, o organismo tenta se defender produzindo ainda mais oleosidade, o que pode desregular a microbiota capilar
Além disso, os óleos essenciais também podem ser ótimos componentes de um detox capilar natural. Você só precisa misturar algumas gotas de óleo de melaleuca ou limão com argila verde e água! Depois da lavagem com shampoo, basta aplicar a mistura no couro cabeludo, massagear levemente e deixar agir por 10 minutos antes de enxaguar.
Depois do procedimento, é essencial aplicar uma máscara de hidratação para repor a água e óleos naturais que se perde no processo. Caso tenha fios mais secos, pode até adicionar um pouco de óleo vegetal para nutrir o cabelo depois do detox.Junto com um cronograma capilar, o detox é um método incrível para garantir a saúde e beleza dos fios! Se você ainda não criou sua própria rotina de cuidados capilares, conheça o kit OhDose! e comece agora um tratamento com produtos naturais selecionados com base nas necessidades e características do seu cabelo.
DEIXE SUA OPINIÃO