SOS férias: como o sol danifica o cabelo?

3 de julho de 2023

(Foto: Freepik)

Não apenas no verão, mas ao longo do ano inteiro, temos dias de sol intenso que pedem uma atenção extra à saúde da pele e do cabelo! Por isso, entender como o sol danifica o cabelo e se proteger destes impactos, é essencial para cuidar dos fios no dia a dia.

Primeiramente, o impacto da luz solar danifica as cutículas e acaba deixando a estrutura capilar mais exposta, fazendo com que o fio perca massa e água de forma mais intensa. 

Com isso, o cabelo pode se tornar mais ressecado, opaco, quebradiço e fraco. Algo que é comum notarmos, principalmente no verão, são as pontas mais ressecadas que o normal. Entretanto, quando o impacto solar é ainda mais intenso, o comprimento também pode ser afetado.

Inclusive, outro dano extremamente comum causado pela luz solar é o clareamento dos fios, tanto os coloridos quanto os naturais. Isso acontece por conta do enfraquecimento dos fios e a ação dos radicais livres, que oxidam e fragilizam os fios.

Por mais que seja um visual que é a cara da estação e até ilumine o cabelo de forma natural, também deixa-o mais sensível e, por isso, deve ser evitado.

“Cabelo no verão: dicas para cuidar das madeixas”, leia a matéria completa clicando aqui.

Como proteger o cabelo do sol?

Principalmente na praia, mas também durante o dia a dia nos dias ensolarados, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para evitar esses danos e preservar a sua saúde capilar:

  • Use chapéus, bonés e lenços durante a exposição ao sol;
  • Invista em produtos com proteção solar;
  • Comece um cronograma capilar especial para o verão;

​Sendo assim, para agendar uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo e descobrir quais são os produtos e técnicas ideais para as necessidades do seu cabelo, entre em contato pelo link. 


DEIXE SUA OPINIÃO