O que causa as pontas duplas?
28 de abril de 2023
(Foto: Deposit Photos)
Certamente, as pontas duplas são uma das nossas grandes inimigas nos cuidados capilares! Por mais que sejam extremamente comuns, também são sinais de que você precisa ajustar a rotina de cuidados com os fios.
Sendo assim, reunimos as 5 principais causas deste problema para que você saiba exatamente o que precisa mudar no seu dia a dia!
Tanto a coloração quanto o alisamento, por exemplo, envolvem ativos químicos que transformam o fio e, consequentemente, deixam a estrutura mais fragilizada. Com isso, pontas duplas podem surgir a partir do dano causado na fibra.
Por isso, antes de fazer qualquer procedimento químico, a recomendação é fazer uma avaliação da saúde do seu cabelo com um profissional. Assim, é possível escolher os produtos ideais para as características do seu fio e oferecer o preparo que ele precisa antes e depois da química. Inclusive, os cuidados pós-procedimento são essenciais para manter a saúde capilar e os resultados por mais tempo.
Ao contrário do que muitos pensam, cortar o cabelo regularmente não faz com que ele cresça mais rápido, mas, por outro lado, dá um visual muito mais saudável e leve para as madeixas.
Certamente, isso inclui a eliminação das pontas duplas já que, na maioria dos casos, elas surgem a partir do desgaste natural dos fios ao longo do tempo. Com isso, a recomendação é aparar as pontas a cada 3 meses, mesmo que seja só um dedinho!
Quando os fios estão secos e quebradiços, eles tendem a abrir e criar pontas duplas mais rápido do que o normal. Por isso, estar com a hidratação em dia no seu cronograma capilar é uma etapa importante para prevenir esse problema!
“Como montar um cronograma capilar”, leia a matéria completa clicando aqui.
Se você usa ferramentas como chapinha muito quente, secador encostando nos fios ou até mesmo a escova giratória com muita frequência e, principalmente, sem um protetor térmico, é provável que surjam mais pontas duplas do que o normal.
Isso acontece porque o calor causa o ressecamento dos fios, o que, consequentemente, deixa o cabelo fragilizado e quebradiço.
Por fim, não é novidade que o cabelo é um reflexo da saúde geral do corpo! Por isso, manter uma dieta balanceada é importantíssimo para oferecer todos os nutrientes que seu cabelo precisa e, assim, evitar as pontas duplas e outros problemas capilares comuns.
Sendo assim, para agendar uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo e descobrir quais são os produtos e técnicas ideais para as necessidades do seu cabelo, entre em contato pelo link.
DEIXE SUA OPINIÃO