Cabelo sujo faz mal? Conheça os riscos de não lavar os fios corretamente

6 de setembro de 2022

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Quem nunca adiou o dia de lavagem e aguentou a rotina com o cabelo sujo só mais um pouquinho, que atire a primeira pedra! No inverno, especialmente, é difícil manter o ritmo comum das lavagens. Entretanto, esse hábito é indispensável não apenas para o visual do cabelo, como também para a saúde do fio e do couro cabeludo.

Especialmente para mostrar o quão importante é higienizar os fios regularmente, reunimos 3 riscos que você corre ao deixar o cabelo sujo por mais tempo que o necessário.

Malassezia

Categorizado como um fungo lipofílico, esse bichinho é associado à pitiríase versicolor, foliculite, dermatite seborreica e atópica, fungemia e infecções sistêmicas. Ele vive nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, se alimentando especialmente de sebo e células mortas. Sendo assim, o acúmulo desse material no couro cabeludo é sinônimo de um verdadeiro banquete para o Malassezia.

Conforme o fungo vive e se prolifera na raiz do cabelo, ele deixa restos mortais que causam o mau cheiro, coceira e até mesmo irritações e inflamações na pele sensível da região. Além de manter a lavagem capilar em dia, também é importante manter as escovas de cabelo limpas para evitar a presença desse bichinho.

Queda capilar

Neste caso, o acúmulo de sujeira pode obstruir os poros do couro cabeludo, o que impede a entrada de nutrientes e pode até causar inflamações. Com isso, a estrutura capilar se torna enfraquecida e os fios podem cair mais que o normal.

Descamação

Por fim, quando há acúmulo de sujeira e oleosidade, a descamação é extremamente comum, soltando aqueles pontinhos brancos e caspas pelo fio. Em casos mais graves, a camada de impurezas pode também causar a obstrução dos poros e, consequentemente, pontos de inflamação e irritação.

A frequência de lavagem varia de acordo com cada tipo de cabelo. Há algumas raízes oleosas, por exemplo, que precisam ser higienizadas diariamente. Por outro lado, há pessoas com fios mais secos que podem passar 1 ou 2 dias sem lavar os fios. Entretanto, a média geral é que o cabelo seja lavado em dias alternados, ou seja, cerca de 3 ou 4 vezes por semana.

Para agendar uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo e descobrir como montar um cronograma capilar personalizado, entre em contato pelo link. 


DEIXE SUA OPINIÃO