O papel da fotobiomodulação na saúde do couro cabeludo

3 de novembro de 2025

(Foto: Freepik)

A fotobiomodulação é um tratamento capilar inovador e não invasivo que utiliza luzes de baixa intensidade, como laser ou LED, para revitalizar a saúde do couro cabeludo e dos fios. 

Primeiramente, o procedimento age de forma profunda, isso porque a luz é absorvida pelas células da região em foco, estimulando a atividade celular e promovendo uma série de benefícios.

Entre os principais efeitos, está a significativa melhora na circulação sanguínea local. Consequentemente, os folículos capilares passam a receber mais oxigênio e nutrientes, o que é fundamental para impulsionar o crescimento capilar e fortalecer a raiz dos fios. 

Além disso, há também uma redução visível na queda de cabelo. Isso porque a fotobiomodulação aumenta a produção de colágeno e de ATP (a energia das células), tornando os fios mais resistentes e espessos.

Outra vantagem importante é a ação reguladora e anti-inflamatória do processo, dessa forma, o tratamento é um grande aliado no combate a problemas comuns, como a oleosidade excessiva, a caspa e a dermatite seborreica. 

Assim, é excelente para a recuperação de cabelos que foram danificados por procedimentos químicos, como tinturas e alisamentos, ou por agressões térmicas, como o uso constante de secadores e chapinhas.

Por fim, é um método totalmente indolor, seguro e indicado para todos os tipos de cabelo. A fotobiomodulação não apenas trata questões existentes, mas também atua de forma preventiva, promovendo um ambiente e condições mais saudáveis para que os fios cresçam fortes e com vitalidade, prevenindo problemas futuros.

“3 dicas para cuidar das pontas do cabelo”, leia a matéria completa clicando aqui.

Se você quer proteger seus fios de forma personalizada, agende uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo e descubra quais são os produtos e técnicas ideais para as necessidades do seu cabelo, entre em contato pelo link.


DEIXE SUA OPINIÃO