Entenda o que é alopecia de tração e como evitá-la
1 de setembro de 2024
(Foto: Freepik)
Quando o assunto é queda capilar, existem diversos fatores que podem estar por trás do problema. No caso da alopecia de tração, os penteados e hábitos do dia a dia podem ser os grandes vilões! Continue lendo para saber mais:
Basicamente, é a perda capilar que acontece a partir da tensão excessiva e repetitiva no couro cabeludo, causada por penteados apertados demais ou alisamento com ferramentas excessivamente quentes.
É uma questão muito comum entre crianças, já que elas possuem fios mais finos e sensíveis que podem de fato cair com penteados fortes demais. Outro grupo que sofre muito com a alopecia de tração são as mulheres negras, principalmente em casos em que tranças e extensões são aplicadas com demasiada tração e de forma repetitiva, sem o tempo necessário para a recuperação do fio.
Atualmente, a estética “clean girl” trouxe aos holofotes novamente coques e rabos de cavalo apertados e extremamente alinhados, penteados que também podem ocasionar a alopecia por tração, especialmente quando usados com frequência.
Inicialmente, a tração causa a inflamação do folículo capilar, trazendo dor e vermelhidão na região. Depois, a agressão pode afetar a densidade capilar, já que os fios passam a nascer mais finos e frágeis.
Por fim, os fios deixam de nascer e, caso a tração continue na região, podem não ser recuperados posteriormente, porque o couro cabeludo fica cicatrizado e perde a capacidade de gerar novos fios|.
Se você quer proteger seus fios de forma personalizada, agende uma consultoria capilar com a especialista Eliza Mizu em São Paulo. Assim, você pode descobrir os produtos e técnicas ideais para as necessidades do seu cabelo, entre em contato pelo link.
DEIXE SUA OPINIÃO